Fundada em agosto de 1999, a Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção DF é uma instituição composta por profissionais e estudantes da psicopedagogia que tem por missão promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia no Distrito Federal, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados e da sociedade.

Temos como finalidades:

I. Promover o desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, no Distrito Federal, por meio da realização de debates, reuniões, conferências, cursos, seminários, congressos e eventos, visando ao aprimoramento técnico-científico de seus associados;

II. Legitimar e/ou reconhecer os profissionais qualificados para o exercício da Psicopedagogia;

III. Promover a Educação;

IV. Promover o desenvolvimento biopsicossocial;

V. Promover o desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza;

VI. Realizar estudos e pesquisas, desenvolver tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos ligados a Psicopedagogia, Educação e Saúde;

VII. Promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais;

VIII. Promover o voluntariado.

Atuamos juntamente com nossos associados, por meio de participação efetiva e coletiva na área profissional, buscando fortalecer a profissão do psicopedagogo na busca por sua regulamentação, bem como ampliando a visibilidade da atuação profissional no Distrito Federal.

Nossos Objetivos

Divulgar

Promover

Conquistar

Nossa Missão

Visão e Valores

Simbolo da Psicopedagogia

Fita de Moebüs com 3 voltas: representa o olhar do psicopedagogo.
As voltas estão dispostas de forma a representar a aprendizagem do indivíduo. O círculo central representa o indivíduo em processo para a aquisição de conhecimento, chegando ao fim com mudanças perceptíveis (círculo vermelho). Assim, este símbolo caracteriza nossa área de atuação, representando o psicopedagogo com suas características próprias.

Por quase uma década, a Diretoria Executiva da ABPp se mobilizou de diferentes formas para que fosse criado e adotado um símbolo que representasse a atividade profissional do psicopedagogo, ideia que foi encampada pelo Conselho Nacional da ABPp. Foram diversos estudos, sugestões e um longo trabalho reflexivo com o grupo de conselheiras para criar algo que realmente representasse os conceitos que norteiam a identidade da Psicopedagogia. Ainda mais: produzir uma síntese das consciências particulares, concebendo então uma consciência coletiva do nosso segmento profissional. Inspirado nos valores éticos inerentes à profissão e nos princípios e significados da simbologia, o símbolo traduz a grandeza da Psicopedagogia. A proposta buscou estabelecer o vínculo com a história e resgatar seu real significado que, hoje mais do que nunca, permanece através da legitimidade que a sociedade lhe atribui. O resultado de todo este processo, eleito por maioria de votos no VIII Congresso Brasileiro da Psicopedagogia, em 2009, foi a “Fita de Möbius”.

Por que Fita de Möbius?
Em 1858, o matemático e astrônomo alemão Auguste Ferdinand Möbius ao pesquisar o desenvolvimento de uma Teoria dos Poliedros, descobriu uma curiosa superfície que ficou conhecida com seu nome, a Fita de Möbius. É uma fita simples que tem duas superfícies distintas (uma interna e outra externa) limitadas por duas margens. Trata-se de uma superfície de duas dimensões com um lado apenas. Assim, se caminharmos continuamente ao longo da fita, atravessamos ora uma, ora outra dimensão.

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